Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) instituiu como tema da Semana Mundial da Alimentação, a “União Contra a Fome”. A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais importantes problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produz 25,7% a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população e ao mesmo tempo milhões de excluídos sem acesso ao alimento em quantidade e/ou qualidade para que se mantenham, primeiramente, vivos e, quando assegurada a sobrevivência, com saúde e capacidade adequada ao desenvolvimento humano. Apenas com responsabilidade e informação pode-se reverter este quadro e oferecer alimentação a 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar. Esta situação pode ser evitada se os alimentos serem melhor aproveitados e só podem ser aproveitados de uma forma melhor se esta informação for passada adiante.
Contudo, objetivando conscientizar a importância da sociedade no processo contra a fome e torná-la ativa nesta luta, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família do Município de Santa Helena de Goiás (NASF-1 Shego) resolveu trabalhar durante a Semana da Alimentação o tema:
Controle da fome através de mudanças dos hábitos alimentares dentro dos domicílios.
Com o auxílio das Enfermeiras e das Agentes Comunitárias de Saúde, as pessoas atendidas pelas unidades foram mobilizadas para o encontro com as Nutricionistas do NASF, que realizaram palestras educativas nas salas de espera das Unidades de Saúde da Família, utilizando como recursos slides apresentados através do datashow e a pirâmide alimentar de EVA, fixada na parede.
Oi meninas, parabéns pelo belissímo trabalho de educação. Beijos .
ResponderExcluir